A locução online é uma nova maneira de utilizar a locução profissional para uma série de projetos diferentes, especialmente no segmento de marketing.
No entanto, contratar locutores online para gravar offs comerciais, jingles, mensagens institucionais e outros tipos de conteúdos em áudio não é uma tarefa fácil.
É preciso, em primeiro lugar, encontrar os melhores profissionais, realizar um planejamento de conteúdo e entender como a locução online pode ajudar (ou atrapalhar) cada projeto.
Você tem o objetivo de realizar alguma peça de áudio ou de audiovisual no seu negócio e precisa do apoio de uma locução profissional? Então siga a leitura abaixo para aprendertudo que há para saber sobre locução online!
Quais aplicações práticas a locução profissional tem no meu negócio?
A locução profissional é um recurso usado há anos em todo tipo de projeto publicitário e de conteúdo para empresas. Desde que haja a possibilidade de inserir uma faixa de áudio em um projeto, há a utilização de locutores especializados.
No entanto, com todo o avanço do Marketing Digital e novas maneiras de fazer propaganda, as empresas esquecem dos benefícios de utilizar a locução profissional para seus conteúdos publicitários.
Além de trazer novas maneiras de fazer propaganda, a Internet trouxe também novas maneiras de trabalhar, organizar trabalhos e viabilizar projetos. Com isso, nasceu a locução online, capaz de atender empresas de todos os cantos do mundo e viabilizar trabalhos para locutores de qualquer lugar.
Essa ação, de unir dois pontos distintos pelo meio digital, trouxe uma série de benefícios para os envolvidos (mas falaremos sobre eles em breve). Agora, foquemos nas aplicações práticas da locução profissional para o seu negócio!
Comerciais para TV, rádio e Internet
A aplicação mais comum da locução profissional é a gravação de offs comerciais. Ou seja: chamadas em áudio que podem ser aplicadas em peças publicitárias que serão veiculadas em várias plataformas diferentes.
Os comerciais funcionam de muitas formas diferentes e todas elas podem contar com o apoio da locução profissional.
Uma das mais famosas opções é o spot completo, de 30 segundos, que pode ou não contar com o apoio de uma locução profissional para passar informações, mensagens ou ativar determinados gatilhos no ouvinte.
Esses spots podem ter uma locução direcionada ao ouvinte (como “Compre já”, “Venha conhecer as opções”) ou indiretas (“Para aqueles que desejam o melhor…”, etc.).
Além dos spots completos, existem outros tipos de comerciais que podem se beneficiar da locução online. Por exemplo, as chamadas rápidas que são tão comuns na rádio.
Essas chamadas se caracterizam por uma mensagem muito rápida avisando sobre um evento ou local. Normalmente, são utilizadas para lançar promoções, anunciar convenções ou cupons de desconto para os ouvintes.
Outro uso da voz em offs comerciais é na produção de anúncios storytellings. Eles são raros e poucas empresas os utilizam, mas normalmente contam uma história que relacione o produto ao consumidor.
Mensagens institucionais
Além da utilização da locução profissional para mensagens publicitárias, é possível usar o trabalho dos locutores para gravar mensagens institucionais.
Essas mensagens também possuem muitos formatos e aplicações, sendo usadas em diversos tipos de conteúdos diferentes pela empresa.
Existem os vídeos institucionais que as companhias criam para apresentar os seus produtos ou serviços para possíveis compradores. Essas produções audiovisual, com imagens e locação profissional, atuam como complementos para o trabalho dos vendedores.
Ao mesmo tempo, existem vídeos institucionais feitos para apresentar a empresa para possíveis investidores. Esse é um recurso muito usado por startups, mas também por companhias que atuam na Bolsa de Valores.
A ideia é apresentar a empresa, seus valores, sua operação e causar um impacto emocional e intelectual, de modo a convencer o investidor a aplicar naquele negócio, seja pela compra de ações, seja por investimentos-anjo.
Por fim, existem as mensagens institucionais internas, produzidas para comunicar informações aos funcionários e colaboradores da empresa.
Jingles, vinhetas e spots
Dentro do ramo publicitário em áudio, existem diferentes tipos de pequenos trechos em áudio que podem ser usados em muitos momentos, embora nem todos incluam a necessidade de um locutor profissional.
Um dos formatos mais comuns é o jingle, que usa um pouco de voz, mas não no sentido tradicional da locução. Por isso, em vez de contratar um locutor profissional, seria necessário contratar um cantor ou uma equipe musical para fazer todo o trabalho.
Já as vinhetas incluem um efeito sonoro que, normalmente, não inclui voz. Pense no “plim plim” da Rede Globo, por exemplo. No entanto, podcasts e comunicações mais modernas podem incluir vinhetas feitas de voz.
Por fim, temos os spots, que são montadas com voz e incluem mensagens curtas e que são compartilhadas via plataformas de mídia como o rádio ou a Internet.
Conteúdo
Por fim, também há a possibilidade de utilizar um locutor profissional para a produção de conteúdo em áudio para a estratégia de Marketing Digital de uma empresa.
Por exemplo, existem empresas que fazem conteúdo em blog para atrair visitantes do Google dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Uma boa maneira de aumentar o tempo médio em página dos visitantes e melhorar o SEO é oferecer uma versão em áudio do mesmo conteúdo, para que os leitores possam ouvir enquanto acompanham o texto.
Para isso, vale a pena contratar locutores online que vão ler o artigo com uma boa entonação e garantir que o conteúdo será passado da melhor forma possível para os ouvintes.
Outra estratégia de conteúdo que usa a locução profissional é a produção de material em vídeo para divulgar no YouTube e outras plataformas, inclusive em redes sociais como o Facebook e o Instagram.
Além disso, há também a produção de conteúdo em podcasts, apesar desse formato exigir mais do que a capacidade de locução, mas também o traquejo social para conduzir um programa.
Quais os benefícios de contar com uma locução online profissional?
Agora que já entendemos as possibilidades de uma empresa usar o áudio em uma estratégia de Marketing Digital, é importante entender porque vale a pena contratar uma locução online profissional.
Afinal, por que procurar por locutores online? Será que não vale a pena usar um amigo ou a voz de um conhecido? E por que contratar pela Internet? Não é melhor buscar uma empresa próxima?
Vejamos alguns dos benefícios a seguir!
Mais qualidade no seu conteúdo
Uma locução online profissional é benéfica pois garante que haverá uma maior qualidade de gravação para o conteúdo que será narrado. Afinal, narrar uma mensagem não é tarefa fácil.
É preciso que o locutor esteja acostumado com a gravação, saiba expor a sua voz adequadamente, tenha boa dicção e ritmo, além de boa personalidade.
Quem nunca fez algo do tipo acaba com uma narração que é muito “para dentro”, tímida, sem pronunciar bem cada sílaba ou rápida demais, prejudicando a compreensão.
Além disso, existe a possibilidade de usar os programas que transformam o texto em voz, mas esse recurso tende a parecer muito robótico. Mesmo as melhores versões ainda não são capazes de se passar por uma pessoa.
Por isso, se você quer qualidade de verdade e um aspecto profissional, o melhor é buscar por locutores online para o seu conteúdo.
Maior ligação com o público
Um dos maiores problemas de usar a voz robótica de um programa ou software automático é que fica claro que aquele recurso é artificial. Além de não parecer profissional, ainda evita criar uma conexão com o público.
No Marketing, a mensagem cumpre o importante papel de ligar comunicador e comunicado. Ou seja: de conectar empresa e cliente.
Se a sua voz literal, aquela escolhida para apresentar o seu negócio, é robótica, então fica difícil estabelecer uma conexão real com o público e o princípio básico do Marketing fica comprometido.
Por isso, investir em locução online é uma boa maneira de manter a eficácia da sua estratégia bem alta e conquistar ainda mais clientes com o seu conteúdo.
Maior penetração da sua mensagem
Outro benefício de investir em locutores online profissionais é ter maior penetração da mensagem da sua campanha com uma voz mais adequada.
Em primeiro lugar, é importante entender que para alguns negócios ou segmentos, o ideal é optar por uma voz masculina ou feminina. Por isso, é essencial contratar profissionais em locução online para ter maior variedade de tons de voz para a sua campanha.
Em seguida, é essencial entender também que uma mensagem em áudio ou audiovisual costuma ter maior penetração no mercado do que conteúdo em texto. Basta ver, por exemplo, como os audios de WhatsApp se proliferam muito mais rapidamente do que correntes por texto.
Por isso, investir em locução profissional ajuda a garantir que a sua mensagem chegará mais longe de maneira orgânica, sem precisar investir em anúncios para promovê-la.
Facilidade para achar os melhores talentos
Você provavelmente já entendeu que existem muitos benefícios em contratar um locutor profissional para gravar os offs comerciais das suas estratégias. No entanto, qual é a vantagem específica de contratar a locução online?
Imagine, por exemplo, que a sua empresa é de Roraima, mas os melhores talentos estão em São Paulo. Pela locução online é possível contratar os principais profissional sem dificuldade.
Além disso, a locução online permite também fazer campanhas e contratar talentos regionais. Por exemplo, suponha que a sua equipe queira fazer campanhas específicas para rodar no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. É possível encontrar talentos dessas regiões para poder usar termos e o sotaque local nas mensagens.
Rapidez na gravação do conteúdo em áudio
A locução online ainda facilita o trabalho de criação de materiais em áudio pois agiliza muito a criação das peças. Isso porque elas podem ser feitas e editadas digitalmente, de maneira muito mais rápida.
Além de ser mais rápido de obter o conteúdo online, também é mais fácil de editá-lo posteriormente, uma vez que ele já estará no formato digital aceitável para colocar na sua peça.
Isso sem falar, claro, no fato de que é muito mais simples e prático conseguir um ajuste na sua locução profissional digital do que em uma gravação física. Basta solicitar ao estúdio ou ao artista que refaçam determinado trecho e eles logo enviarão a nova versão por email.
Onde encontrar os melhores locutores online?
Existem na Internet diversos sites, agências e plataformas que trabalham com locução online. Para os clientes, basta encontrar esses lugares e contratar os profissionais adequados para o trabalho.
O mais recomendado é contratar logo uma produtora de conteúdo capaz de cuidar de toda a parte audiovisual de uma vez. Essa empresa terá o contato dos melhores profissionais do mercado e, provavelmente, um catálogo de artistas capazes de oferecer aquilo que você precisa para gravar offs comerciais.
Essa forma é mais vantajosa pois o trabalho fica mais coeso e de uma qualidade maior. Em vez de ter o áudio feito por um, a edição por outro, os efeitos sonoros por um terceiro e a trilha por um quarto, fica tudo concentrado na mesma agência, com o mesmo briefing e tudo mais.
Caso você não queira optar por esse caminho, pode buscar por locutores online freelancers em plataformas como o 99Freelas, GetNinjas, Workana e outros sites onde profissionais freelancers se reúnem.
Por lá, é possível obter orçamentos para diversas atividades, inclusive locução online. No entanto, é fato que não dá para controlar a capacidade dos profissionais ali presentes, então é preciso ter cuidado para garantir que quem você contratará é realmente capacitado para o trabalho.
Por fim, uma terceira opção é procurar por plataformas ou grupos de locução online nas redes sociais. Esses espaços costumam ter ferramentas para a contratação de bons profissionais, embora é preciso pedir confirmação das capacidades do profissional antes de contratá-lo.
No geral, entretanto, a forma mais confiável de contratar locução online é mesmo pela agência especializada, que já fez toda a curadoria de talentos para você.
Como montar um projeto publicitário com áudio?
Agora que você já entendeu os benefícios da locução online para os seus offs comerciais, é hora de entender como montar um projeto publicitário em áudio do zero.
Afinal, nós demos vários exemplos e falamos muitas coisas sobre as diferentes particularidades do segmento, mas não explicamos como conduzir um projeto da concepção até a finalização.
Para saber como explorar ao máximo o poder da locução online, veja os passos abaixo!
1. Pense em qual é o seu objetivo com a campanha
Qualquer ação de marketing, seja com locução online ou não, precisa ter um objetivo central e ser totalmente orientada de modo a atingir essa meta.
Por isso, não poderíamos começar por outro caminho que não a pergunta básica: o que você quer alcançar com sua ação? É vender mais? É fazer branding? Conseguir mais seguidores? Aumentar o SEO? Afinal, o que você quer?
Responda essa pergunta da maneira mais específica possível e passe para o passo número 2.
2. Estude o seu público adequadamente
Depois de saber o que você quer, é necessário entender quem é o seu público. Isso não significa apenas pensar nos dados demográficos, mas também focar em questões como:
● qual a linguagem que a sua persona usa?;
● por onde ela se informa?;
● quais os hábitos sonoros dela?;
● ela ouve rádio? quais estações?;
● de que tipo de conteúdo ela gosta?;
● quais as suas dores e seus prazeres?.
Com essas informações, será possível montar um conteúdo personalizado e perfeito para transformar esse público em seu cliente.
3. Conceitualize a ação por completo
Depois que você souber o que quer com a locução online e saber quem é o seu público ideal e como se comunicar com ele, é hora de colocar a mão na massa.
Basicamente, você terá de pensar como você convence essa persona que representa todos os seus clientes em potenciais de realizar seu objetivo. Que tipo de palavras deve usar? Qual a mensagem? Como ressaltar os benefícios que quer ressaltar? Onde veicular a ação? Usar só áudio ou vídeo também?
4. Faça um teste de público com sua equipe
Depois que você já tiver todo o conceito da sua ação pronto, é hora de realizar o primeiro dos testes. Sim, você testará a sua campanha várias vezes para garantir os melhores resultados.
Reúna todo o seu time e monte um protótipo da ação. Neste momento, não é preciso ter gráficos reais ou uma locução profissional. Basta transmitir o conceito para o seu time.
Veja a reação deles e peça por feedbacks. Ouça atentamente o que eles disserem para poder fazer ajustes úteis, que realmente elevam a força dos seus offs comerciais.
5. Busque uma agência ou talentos para o trabalho
Depois que você montou o projeto e o melhorou com a sua equipe, é hora de começar a colocar a mão na massa.
O ideal é contratar uma agência capaz de cuidar de toda a parte do trabalho: fazer o vídeo institucional, captar imagens, fazer a montagem, cuidar de edições especiais, conseguir a locução online… enfim, que faça todo o trabalho para você.
Caso não seja possível ou você não queira, busque por talentos para resolver cada uma das etapas necessárias para o trabalho. No entanto, saiba que você terá de gerenciar muito mais ações se fizer assim.
6. Grave os conteúdos em vídeo e áudio (além de alternativas)
Com os melhores talentos contratados, é hora de gravar todo o conteúdo que você precisará. Ou seja: captar imagens e fazer a locução online.
Em alguns casos, você também terá de comprar algumas imagens prontas de stocks na Internet. Isso porque os profissionais lá têm exatamente o que você precisa, mas não é possível utilizar o conteúdo sem comprar a licença digital.
No entanto, não esqueça de gravar também alternativas possíveis para o seu conteúdo. Desde palavras diferenças na locução online até imagens e focos distintos.
Isso será necessário no nosso próximo passo, quando tentaremos colocar tudo junto.
7. Faça várias versões na sala de montagem
Dizem que, em um filme, o diretor só realmente sabe qual é a sua história na sala de montagem. Por montagem, queremos dizer aquilo que é normalmente conhecido como “edição”, ou seja, montar as cenas e a locução do seu conteúdo.
Esse trabalho costuma ser chamado de “edição” por causa da tradução Editing, em inglês, mas o termo em português é montagem mesmo.
Nessa hora, o melhor a fazer é testar os vários conteúdos que você tem e ver qual deles funciona melhor.
É necessário gravar várias versões com os locutores online para garantir que você terá margem de manobra para encontrar a melhor versão para o seu conteúdo.
8. Realize novos testes para ver qual ação tem melhor impacto
Depois que você tem o material pronto, é hora de fazer novos testes. Dessa vez, além de testar com o seu time, faça testes também com exemplos do seu público-alvo.
Existem muitas empresas especializadas em realizar testes assim, mas você mesmo pode organizar esses exames buscando por pessoas na Internet que correspondam ao perfil que você pretende alcançar.
Não esqueça, claro, de analisar as respostas das pessoas para poder fazer os melhores ajustes no seu material publicitário, inclusive em termos de locução online.
9. Estude o melhor canal de propagação
Depois que tiver o seu material pronto, com locução profissional e tudo, é hora de estudar qual é o melhor canal de propagação do conteúdo.
Isso dependerá do seu público, claro. Afinal, se ele for um público mais de WhatsApp, é por lá que você deve tentar divulgar seu conteúdo. Se estiver no YouTube, é por lá que você estará.
10. Analise os dados e resultados
Depois que a sua campanha estiver no ar, é hora de analisar todos os dados disponíveis sobre ela para medir os resultados e obter insights significativos para melhorar suas campanhas no futuro.
Ufa, quanta coisa vimos hoje, não é mesmo? Mas o nosso guia não te deixou na mão. Com esse conteúdo, você aprendeu tudo sobre a locução online, onde encontrar os melhores locutores online, qual a importância de ter uma locução profissional para gravar seus offs comerciais e como montar uma campanha audiovisual do 0.
E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!