Spot de rádio – Saiba o que é

12 de março de 2019

Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos, presentes, brindes exclusivos com prioridade

Você sabe o que pode transformar um simples spot de rádio em sucesso? Para quem não sabe, spot de rádio nada mais é que um pequeno comercial que pode fazer toda diferença para uma empresa, como os vídeos criados por uma produtora de vídeo profissional.

Para um spot de rádio de sucesso, além de qualidade na produção, um roteiro de qualidade pode fazer toda a diferença para a informação que deseja veicular. Por isso a necessidade de procurar por profissionais que saibam como trabalhar o seu produto com maestria.

BANNER BLOG 2

Você sabe o que é um spot de rádio?

Spot de rádio também é conhecido como comerciais de rádio e nada mais são que um fonograma de curta duração que pode ser formado por voz, efeitos sonoros e trilha sonora que será inserida em determinado momento durante um programa de rádio.

Quais informações podem ser encontradas em um spot de rádio?

A informação depende da empresa. É possível encontrar spots com ações publicitárias para empresas, para datas festivas como: natal, ano novo e etc, institucionais e por aí vai. Um detalhe importante para destacarmos é: spot de rádio e jingles são duas coisas diferentes. Os jingles geralmente são desenvolvidos para a memorização de uma trilha sonora comercial.

Devido a demanda, hoje em dia, profissionais vem se especializando cada vez mais nesse tipo de mídia para alcançar os objetivos desejados pelo contratante. Mas, além de uma produção e um roteiro poderoso, o profissional deve atentar para o tempo do spot que pode variar de 15 a 60 segundos. Veja abaixo algumas dicas básicas para um spot de qualidade.

• Clareza no nome da empresa ou instituição;
• Tem que conquistar o ouvinte a ouvir o comercial até o fim;
• Linguagem direta, sem enrolação, direto ao ponto;
• O principal assunto deve vir logo no início para que o ouvinte se interesse e permaneça sintonizado.

Um detalhe importante que precisamos destacar a respeito do tempo é a flexibilidade das rádios digitais que operam atualmente. Por não seguirem um padrão clássico de spot de rádio, é possível encontrar variações em seu tempo de execução.

Dicas de como criar um spot de rádio de sucesso

Como visto acima, para um spot de rádio de sucesso é preciso ser claro na informação para capturar a atenção do ouvinte, algo que não é tão simples quanto se parece. No entanto, as dicas abaixo, lhe darão uma ideia e uma direção para criar um spot de rádio que lhe traga ótimos resultados.

Grandes empresas costumam contratar estúdios para gravarem seus spots de rádio, no entanto, se você tem uma web radio e quer criar seus próprios spots de rádio, saiba que é possível realizar um trabalho profissional sem gastar muito e o melhor, sem sair de sua casa, confira as dicas.

BANNER BLOG 3

• Se você não tem um fone de ouvido que conte com resposta, é uma boa investir, de preferência aqueles de frequência linear;
• Você não precisa ter um estúdio para criar seu spot de rádio. Conta com um cômodo silencioso, grande e sem superfícies reflexivas? Esse pode ser o local que lhe trará ótimos resultados;
• Tenha também um microfone condensador, um pedestal e um pop filter;
• E por último, um conversor de áudio que transformará o sinal do microfone em digital, propiciando a gravação em seu computador.

Bom, espero que tenham gostado deste texto e que seja útil para a criação de seus primeiros spots de rádios, lembrando que, seja claro, tenha um bom roteiro em mãos e siga em frente, não se preocupe na quantidade de takes gerados, o importante é ter um resultado de qualidade e que transmita não somente a ideia que deseja passar, como também, profissionalismo.

Artigos Relacionados

VÍDEO VENDE +

81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviço, depois de assistir um vídeo;

Apareça no topo das pesquisas do Google com um simples vídeo!

1,5 hora é o tempo médio de vídeos assistidos pelos usuários diariamente;

Vídeos aumentam em até 54% o alcance da sua marca;

95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço;

65% das empresas que ainda não utilizam o vídeo marketing pretendem implantar essa estratégia em 2023 (State of Video Marketing, 2022);

Em 2023, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos.

Vídeos compartilhados em redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Escanear o código