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Fotografia culinária: entenda a importância para negócios delivery

Com a pandemia do novo coronavírus, uma das respostas que muitos restaurantes encontraram para poder continuar trabalhando é vender pelo delivery. Por isso, muitos deles aprenderam na prática a importância da fotografia culinária.

Essa técnica fotográfica é essencial para os restaurantes delivery. Afinal, ela pode ser a diferença entre algumas centenas de pedidos em uma semana, por exemplo. No entanto, como explorar ao máximo a eficácia da fotografia culinária no seu restaurante delivery? É o que veremos a seguir. Portanto, siga a leitura!

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O que é e como funciona a fotografia culinária?

A fotografia culinária é um subreino da fotografia dedicado exclusivamente a retratar pratos e alimentos de diversas maneiras. O seu objetivo central é explorar as diferentes nuances de cada comida e despertar no observador o desejo por aquele prato.

Se você já andou pelas redes sociais, provavelmente já viu aqueles vídeos que mostram como são feitas as “fotos das lanchonetes mais famosas”. Nos vídeos, produtos que nada tem a ver com alimentos, como espuma de barbear, simulam determinados ingredientes, como o chantilly.

Esses vídeos ajudam a compreender como funciona a fotografia culinária, mas são um pouco limitantes. De fato, o objetivo principal dessa técnica é despertar o desejo em quem observa, o que faz com que seja permitido usar alguns recursos exteriores para simular o conceito idealizado de determinado alimento.

Por exemplo, um refrigerante idealizado terá mais gás do que um real. Portanto, a fotografia culinária pode usar aditivos que aumentem a quantidade de gás no copo, por exemplo. No entanto, nem tudo nesse tipo de fotografia é “falso”. Pelo contrário, as imagens mais eficazes são justamente aquelas mais reais.

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Qual é a importância dela para os negócios?

Quando falamos em delivery e em vendas pela Internet, é importante ter em mente que muitos recursos da “vida real” não estão disponíveis para os empreendedores, especialmente do ramo gastronômico.

Por exemplo, imagine abrir um restaurante na rua mais movimentada da cidade, com centenas de comércios próximos. É muito mais fácil atrair a clientela assim: além de estar fisicamente próximo, você está visível para todos e ainda pode usar o delicioso cheiro de comida para despertar o desejo das pessoas.

No entanto, não há como fazer isso pela Internet. O mais próximo de “estar visível” para todos é nas redes sociais ou nos aplicativos de delivery.
Entretanto, mesmo nesses ambientes a concorrência é muito grande. São dezenas de imagens, gifs, vídeos e outros restaurantes competindo pela atenção do consumidor.

Nesse caso, a fotografia culinária atua como uma arma do restaurante para ganhar atenção das pessoas e ganhar credibilidade.

Uma boa foto original ajuda a despertar o desejo do consumidor pelo produto, gerar engajamento nas redes sociais e ainda diferenciar a sua loja de restaurantes de baixa qualidade.

Por isso, é essencial explorar ao máximo o poder da fotografia gastronômica para promover o seu restaurante delivery. Como? Vejamos a seguir!

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Como usá-la a seu favor?

De maneira básica, a fotografia de comida ajuda o seu restaurante delivery a ganhar mais atenção na Internet, o que se converte em clientes.
Veja a seguir como melhor explorar a ferramenta!

1. Seja o mais autêntico possível

Lembra daqueles vídeos que mostram como as “fotos de lanchonete” são feitas? Então, o ideal é que você não os copie. Isso porque as pessoas buscam mais autenticidade na Internet.

Portanto, cozinhe cada um dos seus pratos de verdade e dê o seu melhor para fotografá-los no melhor ângulo possível.

2. O foco é sempre em despertar o desejo do cliente

O objetivo da fotografia gastronômica é em despertar a fome em quem está observando. Por isso, você deve abordar a comida a ser fotografada para tentar capturar suas principais características.

Por exemplo, o seu restaurante vende lanches? Então dê destaque para o hambúrguer bem caramelizado, o queijo derretido e aquelas gotículas de gordura do bacon.

Você tem uma pizzaria? Foque em mostrar o vaporzinho da pizza recém-saída do forno, a muçarela derretida e a massa bem crocante.

Seu restaurante é focado em comida saudável? Então use e abuse das cores, monte um prazo bem colorido e bonito!

3. Complemente a imagem com estratégia

Uma foto vale mais do que mil palavras. No Marketing, isso é verdade. Por isso, é importante usá-la de maneira estratégica.

Antes de tirar a foto, pense no que vai aparecer ao redor do seu prato. O que você está comunicando com os bastidores e outros elementos? Que tipo de branding está vendendo?

Além disso, lembre-se de explorar ao máximo o poder daquela imagem. Se vai postá-la no Facebook, mas não está na hora do almoço ou jantar, faça uma legenda que estimule o engajamento, como por exemplo “Marque um amigo que vai comprar um desses para você”.

Já na hora das refeições, encaminhe os seguidores a comprar. Faça uma legenda direcionando-os a pedir o prato via delivery no aplicativo ou no seu site.

4. Dê bastante atenção para a iluminação da foto

Hoje em dia, existem celulares que contam com câmeras mais potentes do que aquelas semi-profissionais de alguns anos atrás. O Huawei P40 Pro, por exemplo, se destaca por ter dois sensores de mais de 40 megapixels, além de lentes com zoom óptico.

Isso falando de um smartphone que não é nem o mais caro do mercado, já que as versões mais recentes do Samsung Galaxy e do iPhone custam mais do que ele.

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Isso mostra que você provavelmente lê este artigo em um dispositivo com uma capacidade de fotografia muito impressionante, mesmo que não seja um celular de última geração.

Por isso, você não precisa se preocupar muito com megapixels na hora de fazer a fotografia culinária dos seus pratos.

Em compensação, prefira dar atenção à iluminação do prato. Isso porque a luz faz absolutamente toda a diferença na foto e pode realçar a imagem que você quer gerar.

Portanto, se for investir em algo para tirar essas fotos, invista em uma boa câmera ou um rebatedor de luz para seu negócio.

Seguindo essas dicas, você conseguirá explorar ao máximo os benefícios da fotografia culinária no seu restaurante.

Gostou de aprender sobre o assunto? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo!

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