Blog

Animação 2D: os desenhos que tanto amamos

Tom e Jerry, Pica-pau, a Bela e a Fera. Todos nós ainda assistimos ou já assistimos um desenho animado em algum momento de nossas vidas. Esse tipo de arte (sim, porque os cartoons também são arte) encantam, emocionam e ensinam.

 Muito tradicionais, eles dão certo trabalho para serem feitos, afinal são desenhados um a um, ganhando vida com o passar dos quadros. Esse tipo de animação tem outro nome, mais técnico, e que nem todos conhecem: a animação 2D.

O que é a animação 2D

A animação 2D é aquela realizada em duas dimensões. Ou seja, nesse tipo de animação, os desenhos ganham vida manualmente. A animação aqui é feita com a ajuda de pequenas alterações em cada figura.

Quando os desenhos são reproduzidos manualmente, a animação 2D ganha vida, e podemos ver os personagens se movendo: correndo, pulando ou se escondendo, por exemplo.

fature com edicao banner para site

Como a animação 2D é feita?

Quando a animação 2D surgiu, cada desenho era feito de forma manual. Ou seja, o rato Jerry, por exemplo, era desenhado individualmente, em um frame de filme e, então, pintado em plásticos transparentes.

Essas imagens, depois de desenhadas, eram fotografadas uma a uma em um cenário também desenhado. Terminada esta etapa, cada imagem era organizada em uma sequência, para que a animação, enfim, ficasse pronta.

Embora ainda seja bastante tradicional, a animação 2D ganhou ares mais modernos e, atualmente é feita com a ajuda de softwares. Os animadores usam a tecnologia para criar uma parte ou até mesmo a animação por completo.

Isso quer dizer que, na animação 2D moderna, nada é mais desenhado? Nada disso. Atualmente, os desenhos produzidos com a técnica 2D também são desenhados, mas não manualmente.

Os desenhos são construídos através de softwares. Esses softwares ajudam a dar vida e a aplicar alguns efeitos, deixando o desenho com uma aparência clássica, porém com um toque bem moderno.

Investir em animação 2D ainda é vantajoso?

Com a febre do 3D, principalmente entre os grandes filmes lançados nos cinemas, algumas pessoas podem se fazer a seguinte pergunta: ainda vale a pena investir nas animações em 2D? A resposta para isso é uma só: sim.

A animação em 2D já ocupou parte de nosso coração, faz parte da história da arte e tem um mercado muito lucrativo, seja para contar histórias corporativas como também para transmitir mensagens educativas ao público infantil.

Então, se você tem uma boa história e gostaria de dar vida a ela usando a animação 2D, não perca tempo. Essa tecnologia permanece viva nas oficinas de animação e tem encontrado ajuda até mesmo das inovações para que seja feita com mais facilidade.

Sim, você não leu errado. As animações em 2D custam muito menos do que projetos feitos em 3D e levam muito menos tempo para ficar prontos. Então, mãos à obra e crie sua história.

As animações 2D fazem parte da nossa vida. Os primeiros contatos que temos com esse tipo de vídeo é com os filmes da infância.

Afinal, quem não se lembra dos clássicos da Disney e outros filmes de animação que fizeram parte da nossa infância?

Mas hoje, esse estilo de animação se tornou queridinho pelas empresas, sendo muito usado para vídeos institucionais.

E é sobre isso que iremos falar hoje. Vem comigo que eu te conto o porque a animação 2D faz tanto sucesso.

E já aproveita para se inscrever e ativar as notificações, para não perder nenhum conteúdo!

Desenvolvimento A história das animações 2D começou há muito tempo, em 1892. Desde então elas fazem parte da vida de todos e estão presentes em diferentes áreas.

Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, e com a animação 3D ganhando destaque, o antigo formato ainda tem seu espaço garantido. Afinal, ele tem um alto potencial para conversão de serviços e produtos.

Tudo isso tem um motivo muito importante: elas são mais acessíveis de serem produzidas por empresas, principalmente quando comparadas às animações em 3D.

Menor custo

Falando em custo, as animações 2D são baratas de serem produzidas. E, mesmo que não seja tão comum encontrar filmes em animação 2D, o formato ainda faz parte da indústria cinematográfica e tem todo seu potencial para ser usado em outros contextos.

Afinal, seja para divulgação de produtos ou da marca, a animação 2D pode ter um excelente resultado em cativar o telespectador e apresentar para ele os valores da marca e objetivo daquele recurso.

Criatividade

Outro ponto que faz com que a animação 2D seja a queridinha das empresas é as possibilidades que ela oferece para a criatividade. Seja para criar personagens, mascotes, caricaturas e até mesmo produtos.

Com a animação 2D você pode criar a história que quiser, para cativar seu público e fazer sua empresa se destacar através de um vídeo. Ter bons roteiros e boas ideias, atrelada à criatividade é um dos pontos fortes desse tipo de animação.

Interesse

Além disso, a animação 2D faz despertar o interesse do telespectador. O encanto e a didática fazem com que a mensagem seja passada de forma mais eficiente.

Prender a atenção de quem está vendo seu vídeo é o principal ponto na criação. Esse é o objetivo quando se utiliza essa ferramenta.

E, o que mais faz prender a atenção do outro do que uma história cativante, com personagens que ganham vida e um conteúdo importante? Você tem tudo isso usando a animação 2D!

Recursos

E você sabia que usando vídeos com animação 2D pode incluir outros recursos? Seja frases, gráficos, linha do tempo e qualquer outra ferramenta que possa agregar ainda mais para seu vídeo.

As possibilidades são infinitas para você aproveitar de forma completa o uso do vídeo para sua empresa. E, além disso, tudo vinculado a algo que vai prender seu público do início ao fim.

Proximidade

Quer se aproximar do seu público? A animação 2D faz isso por você! Com ela você pode fazer com que a mensagem pareça um amigo contando algo para outro.

Você pode até mesmo criar como animação seus funcionários, fornecedores ou até mesmo sócios para fazer com que eles se sintam parte do conteúdo criado. É uma inovação, não é mesmo?!

E você sabe bem que o que importa nem sempre é o formato, mas sim a história. Afinal, o que nos cativa em tudo aquilo que vemos é o enredo, a trilha sonora, os letterings, os elementos do projeto e a forma como as histórias são contadas.

Sendo assim, o que vai realmente contar para o sucesso do seu vídeo não é o formato, mas a forma como que tudo será contado.

Conclusão

Por isso, invista em um bom roteiro, na criatividade e transforme a sua mensagem em um vídeo cativante que vai levar seu público a se conectar ainda mais com sua empresa.

Por isso, você pode solicitar um orçamento com a Sagicapri. Somos especialistas em criação de vídeos em animação 2D.

Acompanhe nossos vídeos e fique por dentro de tudo o que rola no universo audiovisual. A melhor forma de vender seu produto ou serviço é produzindo um vídeo com a Sagicapri. Aproveite e clique no link abaixo e solicite um orçamento.

VÍDEO VENDE +

  • 81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviço, depois de assistir um vídeo;
  • 1,5 hora é o tempo médio de vídeos assistidos pelos usuários diariamente;
  • 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço;
  • Em 2020, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos.
  • Apareça no topo das pesquisas do Google com um simples vídeo!;
  • Vídeos aumentam em até 54% o alcance da sua marca;
  • 65% das empresas que ainda não utilizam o vídeo marketing pretendem implantar essa estratégia em 2018 (State of Video Marketing, 2017);
  • Vídeos compartilhados em redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Como gostaria de ser atendido?

E-mail
Telefone
WhatsApp
ENVIAR MENSAGEM